A importância dos probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do indivíduo, pois favorecem a presença de bactérias boas no organismo e diminuem a concentração das ruins (patogênicas e putrefativas) indesejáveis.

Eles podem ser encontrados em iogurtes, leites fermentados, queijos, picles, entre outros, além de cápsulas e sachês. Possuem efeitos positivos para a nossa imunidade e, até mesmo, saúde mental.

Benefícios:

Aumenta a imunidade:
A chegada das bactérias no intestino desperta a ação das células de defesa, mantendo o sistema imunológico ativo para reagir frente a microrganismos causadores de doenças ou infecções.

Problemas intestinais:
Os probióticos fazem parte do tratamento da constipação. Auxiliam também a prevenir diarreias ou torná-las mais rápidas e brandas, além de melhorar os sintomas das doenças inflamatórias, como Crohn e Síndrome do Intestino Irritável.

Infecções íntimas:
Ao ingerir alimentos ou suplementos com probióticos, a microbiota vaginal entra em equilíbrio, não permitindo a proliferação de micro-organismos prejudiciais, reduzindo a ocorrência de infecções, como candidíase e a vaginose.

Previne câncer:
Prevenindo a disbiose, ou seja, o domínio das bactérias ruins na flora intestinal diminui o risco de tumores, pois haveria menos inflamação no local, o que, com os anos, pode predispor à doença, principalmente, o câncer de cólon.

Melhora o humor:
Algumas bactérias produzem moléculas precursoras de serotonina e estimulam a liberação de gaba, neurotransmissores associados ao controle da ansiedade e à sensação de felicidade. Por isso, tem se observado efeitos em relação à depressão e estresse.

Para manter a flora saudável, aconselha-se o consumo de pelo menos um alimento fonte de probióticos por dia.