(11) 5572-9126(11) 5083-3945

(11) 95430-3000 (somente mensagens)

Av Onze de Junho, 1070 - SP - Vila Clementino - São Paulo - 04041-004 - cj.1105

Informativos

Coronavac - Nova vacina contra Covid-19

Finalmente, temos a aprovação do uso da vacina contra a Covid-19 no Brasil. A Coronavac representa uma grande conquista na ciência e que também renova nossa esperança. É uma vitória para todos!

Porém, neste momento, surgem algumas dúvidas em relação a sua aplicação em gestantes, puérperas e lactantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que, até o momento, este grupo não participou dos testes, por isso, não há indícios de segurança e eficácia.

Em entrevista à Revista Crescer (Globo), Cecilia Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacina da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), destacou que a Coronavac é uma vacina com a mesma tecnologia usada em outros imunizantes que já são liberados para gestantes, como a da influenza e coqueluche. Teoricamente, não teria contraindicação, porém não se pode afirmar se há complicações e riscos.

Por isso, a Febrasgo recomenda uma avaliação caso a caso. A decisão de tomar ou não deve partir de cada mulher compartilhada com o seu médico e somente após uma avaliação dos riscos e benefícios. Essa medida também se aplica a lactantes, pois não há informações, por enquanto, se a Coronavac apresenta riscos para a amamentação.

As outras vacinas como a Pfizer e Oxford seguem as mesmas indicações por não terem ocorrido estudos específicos com este grupo. O Joint Committee on Vaccination and Immunisation (JCVI) do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda a administração durante o período de amamentação. A Agência Europeia de Medicamentos entende não haver riscos para a amamentação.

Não deixem de se informar e continuar com as medidas protetivas! Esse é um importante passo rumo à vitória contra o novo coronavírus, pois vale lembrar que a doença é nova e ainda enfrenta muitas dúvidas e desafios.
« Voltar