Informativos
Coronavac - Nova vacina contra Covid-19

Porém, neste momento, surgem algumas dúvidas em relação a sua aplicação em gestantes, puérperas e lactantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que, até o momento, este grupo não participou dos testes, por isso, não há indícios de segurança e eficácia.
Em entrevista à Revista Crescer (Globo), Cecilia Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacina da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), destacou que a Coronavac é uma vacina com a mesma tecnologia usada em outros imunizantes que já são liberados para gestantes, como a da influenza e coqueluche. Teoricamente, não teria contraindicação, porém não se pode afirmar se há complicações e riscos.
Por isso, a Febrasgo recomenda uma avaliação caso a caso. A decisão de tomar ou não deve partir de cada mulher compartilhada com o seu médico e somente após uma avaliação dos riscos e benefícios. Essa medida também se aplica a lactantes, pois não há informações, por enquanto, se a Coronavac apresenta riscos para a amamentação.
As outras vacinas como a Pfizer e Oxford seguem as mesmas indicações por não terem ocorrido estudos específicos com este grupo. O Joint Committee on Vaccination and Immunisation (JCVI) do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda a administração durante o período de amamentação. A Agência Europeia de Medicamentos entende não haver riscos para a amamentação.
Não deixem de se informar e continuar com as medidas protetivas! Esse é um importante passo rumo à vitória contra o novo coronavírus, pois vale lembrar que a doença é nova e ainda enfrenta muitas dúvidas e desafios.