Informativos
Diferença entre: Probióticos e Prebióticos

Esses alimentos se enquadram na definição de funcionais, pois além de cumprirem a sua função básica de nutrição, entregam também outros benefícios. Seu consumo regular assegura o equilíbrio do conjunto de micro-organismos que habita o intestino e reduz os riscos de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer.
🥛Os probióticos são microrganismos vivos encontrados em produtos lácteos como iogurtes, produtos à base de leite fermentado, kombucha, kefir e suplementos para alimentos. Quando ingeridos nas quantidades adequadas, trazem inúmeros benefícios para a saúde.
❇️ Essas bactérias passam a barreira ácida do estômago e chegam intactas ao intestino. Então elas colonizam a mucosa intestinal e competem com outras bactérias, inclusive as que causam doenças, reduzindo o risco de ocorrência de enfermidades intestinais.
No entanto, essa colonização dura pouco, no máximo 15 dias. Por isso, esse tipo de alimento deve ser ingerido regularmente.
🍎 🧅 Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis e que servem de alimento para as bactérias da flora intestinal, estimulando sua proliferação. São as fibras vegetais (presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo). Consumir esse tipo de alimento é importante para a manutenção da microbiota intestinal, para o sistema imune e para o organismo como um todo.
Existem ainda os alimentos simbióticos, que possuem os probióticos e prebióticos ao mesmo tempo, promovendo uma sinergia que supera os efeitos positivos isolados. São encontrados em produtos como iogurtes, leites fermentados e sucos.
De uma forma simples e bem resumida: os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo enquanto os prebióticos são as fibras utilizadas por estas bactérias.