Jejum é benéfico para inflamação?

Nos últimos anos, o jejum intermitente se tornou um dos planos alimentares mais populares para emagrecimento. Entre os seus inúmeros benefícios, cientistas descobriram que uma substância produzida pelo corpo, durante o jejum, pode bloquear ações do sistema imunológico envolvidas no processo inflamatório.
.
☑️ A molécula BHB parece ser capaz de inibir a NLRP3, que faz parte de um conjunto de proteínas que guiam a resposta inflamatória em muitas doenças, entre elas várias doenças autoimunes. A BHB é produzida durante o jejum, exercícios em alta intensidade, consumo reduzido de calorias ou em dieta cetogênica.

A partir de experimentos, descobriu-se que com o aumento do nível de BHB no sangue o nível de inflamação se reduz.
.
📚 Em outro estudo, ratos foram submetidos ao jejum durante algumas semanas. Os animais apresentaram diminuição da liberação, na circulação sanguínea, de células pró-inflamatórias chamadas monócitos. Essas células são altamente inflamatórias e causam sérios danos ao tecido.

Dessa forma, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas preventivas para uma série de doenças. Entre as principais doenças e condições que poderiam ser prevenidas e combatidas, estão a aterosclerose, diabetes tipo 2 e várias doenças autoimunes, incluindo as doenças neurodegenerativas.
.
❇️ A inflamação é uma resposta normal as lesões e faz parte do processo de cura, porém inflamações crônicas e prolongadas podem levar ao surgimento de doenças crônicas. Com isto, já existem evidências promissoras de que a realização do jejum, com seu poder de reduzir a inflamação, reduziria o desenvolvimento destas doenças.

Aderir ao jejum, de forma intermitente parece ser muito importante na prevenção das doenças associadas ao envelhecimento e a um estilo de vida sedentário. Porém, o jejum deve ser pré-estabelecido de forma personalizada, prescrito por médico ou nutricionista.