Cerca de 7% das mulheres em todo o mundo terão cistos nos ovários

Você sabia que os cistos ovarianos são tão frequentes assim?

Essas bolsas de líquido que se formam nos ovários de uma mulher surgem durante o ciclo reprodutivo e, geralmente, desaparecem espontaneamente.⠀

Muitas vezes eles não causam sintomas e desaparecem sem serem notados. Por isso, muitas pacientes podem não saber que têm ou já tiveram um cisto em determinado momento de sua vida.

Embora a maioria dos cistos seja inofensiva, existem algumas dúvidas sobre essa condição.

Os cistos ovarianos apresentam algum risco à saúde?

Na maioria dos casos, não. Se crescerem, podem causar dor, torção ou rompimento do cisto, sendo importante ter o acompanhamento médico.

Cisto no ovário é o mesmo que síndrome dos ovários policísticos (SOP)?

A SOP é um distúrbio hormonal em que múltiplos microcistos ovarianos são formados, diferentemente dos cistos ovarianos, que são geralmente individuais. Além disso, a SOP se apresenta clinicamente com diversos sinais e alterações.

O exame de ultrassom e a consulta regular ao ginecologista servem para que?

• Investigar a presença de cistos ovarianos
  • Acompanhar a evolução
  • Iniciar o tratamento (se for preciso, principalmente, em casos de cistos grandes)
  • Evitar novas formações de cistos
É fundamental consultar um médico se você sentir dor abdominal persistente, inchaço ou outros sintomas incomuns.