Ginecologia
A realização de exames de rotina ginecológicos é de extrema importância na vida da mulher. Mesmo que a paciente não apresente sintomas é necessário um acompanhamento ginecológico regular proporcionando assim a prevenção de diversas patologias.
Além dos exames laboratoriais, de acordo com a fase de vida e da idade da paciente, podem ser realizados os seguintes exames:
Papanicolau
Também conhecido como citologia oncótica do colo uterino, verifica a existência de infecções ou alterações nas células do colo do útero propiciando o rastreamento precoce do câncer de colo de útero. O exame deve ser realizado logo após o início da atividade sexual e repetido de acordo com a necessidade de cada mulher. Neste momento também pode ser realizada a coleta da captura híbrida para HPV, vírus relacionado a ocorrência de câncer genital.
Colposcopia e Vulvoscopia
São exames complementares ao Papanicolau buscando rastrear lesões de colo de útero, vagina e vulva.
Ultrassonografia pélvica-transvaginal
Para avaliação do útero e ovários
Mamografia e Ultrassonografia Mamária
Exames realizados para o diagnóstico precoce do câncer de mama e avaliação dos tumores benignos da mama. O primeiro exame deve ser realizado entre 35 e 40 anos.
Densitometria óssea
O exame mede a densidade dos ossos e avalia uma possível ocorrência de perda de massa óssea, assim como diagnostica a osteoporose. Em mulheres, o exame deve ser feito anualmente, iniciando-se na peri-menopausa (fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e antecede a menopausa).
Além destes outros exames tais como:
Ultrassonografia Abdominal
Ultrassonografia da Tireoide
Avaliação de Composição Corporal
Podem ser realizados de acordo com a individualidade de cada paciente.