Informativos
Chocolate pode ser um aliado na menopausa?
Durante a menopausa, as mulheres enfrentam uma série de mudanças hormonais significativas, incluindo a diminuição nos níveis de estrogênio.
Curiosamente, o chocolate contém compostos que podem afetar os hormônios femininos, como os fitoestrógenos, que agem de maneira semelhante ao estrogênio - que está em queda - no corpo, amenizando alguns dos sintomas desse período de transição.
Assim, um estudo recente realizado pela equipe do Brigham and Women’s Hospital, de Harvard (EUA), revelou que o consumo de chocolate em determinados horários do dia por mulheres na pós-menopausa pode ser benéfico.
De acordo com a pesquisa, ingerir pequenas quantidades do doce logo após acordar pode trazer uma série de benefícios. Além de saciar o apetite, o hábito foi associado a alterações positivas na microbiota intestinal, melhora na qualidade do sono, aumento na queima de gorduras e redução nos níveis de glicose no sangue.
Além disso, o elevado teor de cacau, presente no chocolate, o torna uma fonte rica em antioxidantes, os quais podem ajudar a combater o estresse oxidativo e a inflamação, que tendem a ser exacerbados durante a menopausa. Ele também é rico em polifenóis, um composto capaz de reduzir o estresse e melhorar o humor.
Vale ressaltar que estamos falando do chocolate amargo, aquele que é rico em cacau, com baixo teor de açúcar. Então, faça boas escolhas para a sua saúde!