(11) 5572-9126(11) 5083-3945

(11) 95430-3000 (somente mensagens)

Av Onze de Junho, 1070 - SP - Vila Clementino - São Paulo - 04041-004 - cj.1105

Informativos

Hora do parto: como identificar as contrações?

As contrações uterinas são contrações da musculatura uterina que provocam mudanças no colo do útero, que se prepara para o nascimento do bebê, provocadas pelo estiramento do músculo e por estímulos hormonais.

Elas são o primeiro anúncio de que o momento do parto está chegando. No entanto, elas também podem aparecer no segundo trimestre da gravidez, sendo conhecidas como contrações de treinamento ou de Braxton Hicks.

Diferentemente das contrações de trabalho de parto, que são longas, regulares e intensas, essas são as preparatórias, breves e descompassadas, com duração de 15 a 30 segundos. Geralmente, elas desaparecem com mudanças de posição (deitar, relaxar ou caminhar) e até massagens.

 Mas como identificar que está chegando a hora no nascimento? Existem alguns sinais de alerta:
  • Contrações regulares e com intervalos cada vez mais curtos;
  • Contrações com duração média de 30 a 60 segundos, mais longas e intensas, que acontecem em intervalos regulares de 3 a 4 minutos;
  • Enrijecimento no fundo da barriga, com irradiação para todo o abdome e também para região lombar;
  • Pressão na região pélvica e desconforto na lombar;
  • Dor semelhante a uma cólica menstrual na região abdominal inferior.
É importante lembrar que cada mulher pode sentir as contrações de forma diferente, e nem sempre elas seguem um padrão rígido. Por isso, é importante ficar atenta a qualquer sinal de alerta e comunicar o médico obstetra em caso de dúvidas ou preocupações!
« Voltar