Infecção urinária: como prevenir?

As infecções urinárias ocorrem quando bactérias entram no trato urinário e se multiplicam, causando uma resposta inflamatória. Aos poucos, o funcionamento do sistema urinário vai se comprometendo e alguns sintomas se manifestam, como:

• Urgência e frequência aumentada de urinar;
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • Perda involuntária da urina (incontinência urinária);
  • Urina com aspecto turvo ou odor forte;
  • Sensação de pressão na região pélvica ou abdominal;
  • Febre recorrente.

Vale ressaltar que, em alguns casos, a infecção se manifesta de forma assintomática.

Embora vários microrganismos possam causar o problema, geralmente a responsável é a bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino.

Obesidade, diabetes, imunidade baixa, falta de higiene íntima, não urinar após as relações sexuais e segurar o xixi por muito tempo também são alguns dos fatores que podem contribuir para a infecção urinária.

As mulheres são mais propensas a ter infecções urinárias, pois a uretra feminina é mais curta do que a dos homens e mais próxima do ânus, o que facilita a entrada de bactérias na bexiga.

Além disso, a relação sexual pode aumentar o risco de infecções urinárias por facilitar a passagem das bactérias da região genital para a uretra.

Como prevenir a infecção urinária?

• Beba bastante água;
  • Urine com frequência;
  • Busque sempre urinar após as relações sexuais;
  • Mantenha limpas a região da vulva e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás;
  • Evite roupas íntimas muito justas e privilegie as de algodão;
  • Troque os absorventes higiênicos com frequência.

Os compostos presentes no cranberry impedem a aderência das bactérias às paredes da bexiga e uretra. No entanto, o seu efeito ainda não é totalmente comprovado e não deve substituir outras medidas preventivas e tratamentos médicos adequados.

Se você apresenta algum dos sintomas listados no início do texto, procure um médico para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado!