(11) 5572-9126(11) 5083-3945

(11) 95430-3000 (somente mensagens)

Av Onze de Junho, 1070 - SP - Vila Clementino - São Paulo - 04041-004 - cj.1105

Informativos

Pílula anticoncepcional é segura?

A pílula anticoncepcional oral é ⁣o método contraceptivo mais utilizado no Brasil, segundo pesquisa do Instituto Ipsos. Essa é a opção para 58% das mulheres que desejam prevenir uma gravidez.

Apesar da praticidade, fácil acesso, ser indicado para diversos perfis de mulheres e ajudar a controlar o período e fluxo menstrual, bem como a intensidade das cólicas, o contraceptivo oral possui alguns riscos à saúde da mulher.

A pílula bloqueia os hormônios naturais produzidos nos ovários, substituindo-os pelos sintéticos, o estrogênio e a progesterona. Eles inibem a ovulação e podem alterar o equilíbrio do organismo.

Com isso, pode ocorrer uma série de efeitos colaterais: celulite, flacidez, retenção de líquidos, ganho de peso, redução da libido, hipertensão arterial, doenças hepáticas, formação de coágulos nos vasos, trombose e até câncer, principalmente de mama.

Por conta disso, o método é contraindicado para: mulheres com histórico pessoal ou familiar de trombose, aborto de repetição, tendência a varizes, quadros de enxaqueca crônica ou fumantes.

Converse sempre com o seu médico para entender as suas necessidades e conhecer os possíveis riscos do uso da pílula anticoncepcional e de outros métodos contraceptivos. A escolha deve ser sempre individual e sob orientação médica.
« Voltar