Protocolo Ferritina

Você já ouviu falar em ferritina? Essa proteína, produzida pelo fígado, é responsável pelo armazenamento do ferro no organismo e na mediação de processos inflamatórios. Por isso, é fundamental estar atento se ela está em desequilíbrio.

𝐅𝐄𝐑𝐑𝐈𝐓𝐈𝐍𝐀 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐀 ➜ Pode indicar níveis baixos de ferro, desencadeados por alimentação com pouca ou nenhuma ingestão de ferro ou vitamina C, hipotireoidismo, anemia ferropriva, sangramentos crônicos ou fluxo menstrual intenso.

Os sintomas mais comuns são tonturas, dores de cabeça, queda de cabelo, cansaço, fraqueza, palidez, sonolência, entre outros.

𝐅𝐄𝐑𝐑𝐈𝐓𝐈𝐍𝐀 𝐀𝐋𝐓𝐀 ➜ Não indica necessariamente o excesso de consumo de ferro, mas pode ser um marcador de inflamação crônica ou infecções, como a covid-19. É comum em pacientes com obesidade ou síndrome metabólica.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, dores abdominais e nas articulações. Quando não tratado, pode aumentar o risco para anemia hemolítica, doença hepática, infarto do miocárdio, arritmias e hemocromatose.

Portanto, é fundamental realizar os exames regularmente e, se necessário, a reposição de ferro. Uma das alternativas mais seguras e eficientes é através de injetáveis que também apresentam absorção mais rápida.

No consultório, disponibilizo o Protocolo Ferritina para regular os níveis de ferro no seu organismo. Entre em contato e conheça!