(11) 5572-9126(11) 5083-3945

(11) 95430-3000 (somente mensagens)

Av Onze de Junho, 1070 - SP - Vila Clementino - São Paulo - 04041-004 - cj.1105

Informativos

Uso da biotina, suplemento da vitamina B7, pode alterar diagnóstico de doenças da tireoide

A biotina, também conhecida como vitamina B7, desempenha um papel crucial no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.

Além disso, atua na formação da pele, das unhas e do cabelo, na utilização de hidratos de carbono e na síntese de ácidos graxos, sendo frequentemente utilizada em suplementos para promover o crescimento e fortalecimento dessas estruturas.

No entanto, o uso de biotina pode impactar os resultados dos testes de função tireoidiana, interferindo no eixo tireotrófico. Como consequência, o resultado pode ser interpretado como um possível hipertireoidismo ou doença de Graves.

A razão disso está na interação da biotina com a estreptavidina utilizada nos ensaios imunoenzimáticos o que acaba interferindo na leitura dos níveis de TSH.

Por isso, se você faz uso regular do suplemento, informe seu médico para garantir uma interpretação correta dos resultados dos exames e um diagnóstico mais preciso.

Vale lembrar que a orientação é de suspender qualquer tipo de suplementação 72 horas, ou seja, 3 dias antes dos exames laboratoriais, especialmente para quem fizer uso da biotina. Assim, evita-se a interferência da vitamina nos resultados.

« Voltar