Vacina Herpes-Zóster: conheça o novo imunizante que chegou no Brasil

O herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma doença infecciosa causada pela reativação do mesmo vírus da catapora e que pode causar dor intensa, erupções cutâneas e outras complicações mais graves, como:

NEURALGIA PÓS-HERPÉTICA (NPH)

• Afeta até 30% dos pacientes;
  • Dor de longa duração no trajeto do nervo afetado.
HERPES-ZÓSTER OFTÁLMICO (HZO)
  • Afeta até 25% dos pacientes;
  • Em casos raros, pode causar a perda da visão.
Você sabia que a incidência do herpes-zóster aumenta com a idade? 99,5% das pessoas com 40 anos ou mais podem estar infectadas com o vírus que causa a doença. Além disso, indivíduos imunocomprometidos têm maior risco de desenvolver a doença e de manifestar as complicações mais graves.

NOVA VACINA

A vacina contra o herpes-zóster é a nossa arma contra esse vírus, reduzindo o risco de desenvolver a condição e, se ocorrer, diminuindo a gravidade dos sintomas.

No Brasil, tínhamos apenas a Zostavax®️, uma vacina recomendada para pessoas acima de 50 anos e contraindicada para aqueles com o sistema imunológico enfraquecido.

Porém, com a chegada da Shingrix®️, temos um novo imunizante que não apenas protege pessoas com 50 anos ou mais, mas também pode ser aplicada a partir dos 18 anos em pessoas com imunidade baixa em detrimento de alguma condição de saúde.

Se você tem mais de 50 anos ou possui alguma condição que comprometa o sistema imunológico, como tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos, uso de medicamentos imunossupressores, doenças autoimunes e transplantes de medula e de órgãos sólidos, vacine-se!